Carga Horária: 30h
Os avanços dos recursos tecnológicos na medicina, especialmente na área da imagem, tornaram a radiologia um campo de rápido crescimento. Dentro desse universo, exames não invasivos e minimamente invasivos fazem parte de uma gama de recursos que possuem como principal objetivo o diagnóstico de diversas doenças.
Abordagens percutâneas minimamente invasivas auxiliadas por técnicas radiológicas são procedimentos que, além de auxiliar no diagnóstico das doenças, reduzem o tempo de recuperação pós procedimento, reduzem a ocorrência de eventos adversos e, consequentemente, a permanência do paciente no hospital.
Biópsias guiadas por imagem substituíram em grande parte procedimentos cirúrgicos caros e exames de imagem com alta resolução contribuem para o acompanhamento e propedêutica do paciente.
À medida que a radiologia cresce, também aumenta a demanda por profissionais de enfermagem que possuam o conhecimento, as habilidades e os comportamentos que impulsionam e contribuam para os resultados ideais para o paciente.
De modo geral, a enfermagem tem pouco conhecimento sobre sua atuação dentro deste campo e os estudantes de enfermagem raramente têm a oportunidade de completar uma vivência clínica em radiologia. Isso manteve a enfermagem de radiologia uma especialidade pouco conhecida e não uma opção de carreira óbvia.
Considerando esse mercado em crescente ascensão, a formação “ENFERMAGEM NO RADIODIAGNÓSTICO” apresentará ao aluno os requisitos necessários para a aplicação das técnicas de enfermagem dentro do ambiente clínico em radiologia, auxiliando-o na obtenção de uma expertise e uma formação diferenciada com relação aos demais profissionais no mercado de trabalho.
Preparar o profissional e estudante de enfermagem, técnico e/ou enfermeiro, para realizar assistência no campo do radiodiagnóstico.
O curso possui carga horária total de 30 horas, sendo:
A avaliação será realizada através de uma prova teórica relacionada ao conteúdo programático dos módulos e, ainda, avaliação da participação dos alunos nas atividades práticas e nos debates das questões levantadas ao longo dos encontros práticos.
Para participação nos encontros práticos o aluno deverá comparecer no local previamente programado pelo Professor no dia do encontro teórico seguindo as recomendações da NORMA REGULAMENTADORA 32. O aluno deverá levar seu próprio jaleco e máscara N-95.